Contabilidade

CONTABILIDADE

 

Nos dias atuais, os registros contábeis merecem uma atenção detalhada, tendo em vista todas as informações disponibilizadas a todos os setores fiscais, especialmente aqueles da área tributária.

 

Os registros contábeis sempre foram elementos importantes de quaisquer empreendimentos, seja ele com objetivos comerciais e resultados positivos ao empreendedor, seja ele para as entidades do Terceiro Setor, sem fins lucrativos e que objetivam atendimento à sociedade em geral e comunidades locais.

 

Desde 1981 o escritório ARA-ATUALIZA está direcionado para atender especificamente o Terceiro Setor, que abrange principalmente as Igrejas, os Estabelecimentos de Ensino, as Instituições de Assistência Social em todo o território nacional. Isso é possível através da rede mundial de computadores, que torna os serviços de forma rápida.

 

Os registros contábeis realizados estão direcionados a atender, no menor espaço de tempo, todas as informações gerenciais necessárias para que as Diretorias Administrativas dessas instituições possam acompanhar os atos e fatos contábeis, uma vez que o ato é praticado lá no próprio estabelecimento e o registro passa a ser realizado pelo serviço contábil e relatado em seguida através de demonstrativos e balancetes.

 

Para as instituições do Terceiro Setor existem normas específicas, tanto editadas pelo CFC, pelo fisco federal, estadual e municipal, além da necessidade da própria Diretoria Administrativa. Atualmente responsabilizada diretamente quando ocorre qualquer deslize nos registros, podendo gerar sérias consequências. São razões suficientes para que todos os eventos sejam efetivados dentro dos parâmetros legais.

 

A preocupação com os relatórios contábeis e em especial os registros patrimoniais e históricos, abrangendo também as obras de artes e patrimônio cultural são levantados, analisados, avaliados e registrados nos serviços contábeis. Fato que nem sempre é lembrado pela Diretoria Administrativa, sendo importante instrumento para o registro histórico da entidade. A diretoria passa e a instituição permanece, de preferência “ad- eternum”, com uma contabilidade bem elaborada.